quinta-feira, 13 de maio de 2010

Japoneses conseguem recarregar bateria de carro elétrico em 3 minutos

É mais rápido do que encher o tanque do carro. A empresa japonesa JFE Engineering desenvolveu um sistema de recarga rápida para carros elétricos que pode mudar o jogo. Até então, a carga da bateria levava horas. Com o novo sistema, segundo o jornal The Nikkei, do Japão, é possível carregar 50% da bateria. O suficiente para rodar metade da autonomia total, que geralmente está em 180 km. Significa que você sai de casa com o carro totalmente carregado para um dia cheio ou para uma viagem longa. Se a bateria estiver se esgotando, pode parar em um posto de de abastecimento e recarregar tão rápido quanto faria se o veículo fosse a gasolina. Isso elimina o maior desconforto em relação aos carros elétricos: a autonomia.

Segundo a JFE, o sistema estará a venda até o fim do ano. Cada estação de recarga deve custar US$ 63 mil, ou 40% a menos do que outras similares no mercado. Uma estação dessas tem as mesmas dimensões de uma bomba de combustível. Outra vantagem é que o recarregador pode ser instalado no posto com o circuito elétrico comum. Não é preciso mudar a rede normal.

Se esse tipo de carregador rápido chegar mesmo aos postos nas ruas, aumentam as chances de carros elétricos como o Nissan Leaf, da foto acima, conquistarem o mercado.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Jogue futebol, gere energia e ajude os pulmões

Em muitos países em desenvolvimento, a única maneira de se obter luz elétrica é queimar querosene dentro de um lampião. Além de pouco prático, é claramente destruidor para os pulmões. O Banco Mundial estima que respirar a fumaça deste combustível dentro de casa é o equivalente a fumar – pasmem – dois maços de cigarro por dia.

A queima de querosene para iluminar comunidades espalhadas pelo mundo soma ainda algo em torno de 190 milhões de toneladas métricas por ano de emissões de dióxido de carbono – o mesmo liberado por 38 milhões de carros juntos.

Qual seria, então, a alternativa para este combustível? Jogar futebol. Parece inusitado, mas é isso mesmo. Quatro estudantes de engenharia de Harvard desenvolveram uma bola que gera energia elétrica. A geringonça consegue captar a energia do impacto, que normalmente é perdida. Só 15 minutos de pelada são suficientes para iluminar uma pequena lâmpada de LED por três horas ou carregar um aparelho de celular.

A Soccket, como foi batizada, tem só um inconveniente: ainda é mais pesada que outras bolas. Mas os meninos de Harvard já estão estudando alternativas para deixá-la mais leve.

O projeto está em teste em países africanos, como Quênia e África do Sul. Se der certo, a Soccket poderá iluminar a vida de mais de 1 bilhão de pessoas que ainda usam querosene para ter energia elétrica. Os pulmões agradecem.

Fonte: Revista Época - Globo.com

domingo, 2 de maio de 2010

Confira os vestibulares em todo o país

G1 - Globo.com - Vestibular

Clique no estado para checar as instituições de ensino.
Fique atento às datas das inscrições e das provas.

aulas e dicas da semana - 26/04 - 30/04

O G1 relembra os vídeos com aulas e dicas publicados ao longo da semana.

  • Dicas de redação.
  • As principais características das cidades globais.
  • Fenômeno atmosférico natural piora a poluição nas grandes cidades.
  • Dicas de português e espanhol

Assista as aulas clicando aqui - G1 - Vestibulares

Enem 2010 será realizado nos dias 6 e 7 de novembro

O MEC (Ministério da Educação) vai realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 6 e 7 de novembro. A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de inscrições. Geralmente o Enem é realizado em outubro, mas, por causa do primeiro e do segundo turnos das eleições, o calendário teve que ser alterado para novembro.

Deficientes auditivos reclamam de aplicação e correção do Enem
Enem e lei de matrícula única geram rotatividade de alunos no Rio
Estudante poderá acessar o Fies assim que for aprovado no vestibular

Com essa data, o resultado das provas deve estar disponível na primeira semana de janeiro para ser usado por instituições públicas de ensino superior como forma de ingresso. Em 2009, 51 aderiram ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que ofereceu 47,9 mil vagas.

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2010 já estava marcado para o primeiro fim de semana de novembro e, devido ao Enem, deverá ser adiado.

Em 2009, 4,1 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e 3,2 milhões fizeram as provas. A data para o início das inscrições de 2010 ainda não foi fechada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Em junho, o MEC fará uma nova rodada de inscrições do Sisu. Os alunos que tiverem interesse em disputar as vagas a serem oferecidas por instituições públicas de ensino superior vão usar a nota do Enem de 2009.

As 51 instituições que participaram da primeira edição do sistema manifestaram interesse em permanecer no processo, mas ainda não é possível saber quantas vão participar da etapa de junho, já que nem todas fazem processos seletivos duas vezes ao ano.

Fraude

No ano passado, o Ministério da Educação suspendeu a prova do Enem --que deveria ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro para 4,1 milhões de estudantes--, após o conteúdo das questões vazar. Uma nova empresa foi contratada para aplicar a prova, realizada nos dias 5 e 6 de dezembro com abstenção recorde e erro no gabarito oficial.

O vazamento do conteúdo provocou um prejuízo de aproximadamente R$ 45 milhões aos cofres públicos, e com o adiamento, diversas universidades decidiram não usar o desempenho no exame como parte do processo seletivo.

O presidente do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, Reynaldo Fernandes, pediu demissão do cargo para permitir a "reestruturação do órgão".


Fonte: Folha.uol.com.br

O biocombustível de aviação provoca desmatamento ou falta de alimentos?

Depois de noticiar que a TAM vai fazer seu primeiro voo com biocombustível neste ano, fica a pergunta: o pinhão manso usado no bioquerosene que a companhia pretende usar em seus aviões num futuro próximo, pode provocar desmatamento ou falta de alimentos?. A dúvida foi enviada à assessoria de imprensa da companhia, pelo Blog do Planeta - Globo.com. Mas, antes de ver a resposta, é importante ampliar a pergunta para entender como o biodiesel desta cultura pode afetar nossas florestas. Mais ainda. Sua proliferação provocaria falta de alimentos?

Depende de como isso vai ser feito. O pinhão manso é uma planta estratégica para projetos regionais de produção de biocombustíveis. A excelente qualidade de seu óleo tem despertado o interesse dos produtores no Brasil e no mundo. Por ser perene e de pequeno porte, é uma potencial e promissora fonte de renda estável para pequenos agricultores. Isso porque pode ser plantado em sistemas diversificados, ou seja, ao lado de outras atividades agrícolas direcionadas para a produção de alimentos e da preservação do ambiente.

Não é preciso desmatar novas áreas para cultivar a planta. O Brasil já tem terras abertas suficientes para abrigar não só o pinhão manso, mas também culturas como a cana-de-açúcar usada na produção do etanol.

Desta forma, se feito da maneira correta, o pinhão manso é mais mocinho que vilão.

No caso da TAM, segundo a assessoria de imprensa da empresa, a biomassa, fonte do bioquerosene de aviação, será oriunda de projetos de agricultura familiar e fazendas do interior do Brasil.

A TAM diz que comprou, por intermédio da Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso, sementes de produtores de pinhão manso do Norte, Sudeste e Centro-Oeste. Depois, providenciou a sua transformação em óleo semirrefinado e exportou-o para os EUA, onde a UOP LLC, empresa do grupo Honeywell, fez o processamento do óleo de pinhão manso em bioquerosene e sua mistura com o querosene convencional de aviação, na proporção de 50% cada

O pinhão manso é uma planta que não concorre com a cadeia alimentar porque é imprópria para consumo humano e animal. Ele pode inclusive ser cultivada junto com pastagens. Por isso, pelo menos em teoria, ele não exerceria pressão para abertura de novas áreas cultivadas.

(Aline Ribeiro)

Fonte: Época - globo.com

Qual é o produto mais reciclado no Brasil? Isso é vantagem?

Qual é o produto mais reciclado no Brasil? Não é o vidro, embora 45% dele retorne para outro frasco. Nem o papel, que tem 47% de taxa de reaproveitamento. O aço das latas de conservas é ainda mais reutilizado. Cerca de 49% volta para as fábricas. Quem tem um índice ainda mais impressionante é o alumínio das latinhas. Em 2008, os fabricantes no Brasil reciclaram aproximadamente 91,5% da produção nacional de latas.

Mas não é o alumínio o produto com maior taxa de reciclagem. É o ácido de baterias do seu carro. Estima-se que mais de 99% seja reaproveitado. Isso evita que os metais pesados, presentes no líquido da bateria, terminem contaminando o solo dos lixões ou ferro-velhos. O problema é que nem sempre a reciclagem é bem feita. E isso provoca vazamento do material. Segundo o Instituto Blacksmith, é um dos piores problemas ambientais do mundo. Estima-se que 12 milhões de pessoas sofram com a contaminação do material.

Tirando isso, na verdade, provavelmente o produto mais reciclado não é nenhum desses. É o ouro. E isso diz muito sobre a lógica financeira da reciclagem.

(Alexandre Mansur)

Fonte: Época - globo.com