segunda-feira, 29 de setembro de 2008

ATIVIDADE

1. (19. UNESP-2007) O principal indicador da atividade econômica de um país é o PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em seu território em um determinado período. A tabela refere-se aos dados do Brasil, no período de 1991 a 1999.


Indique os anos em que o Brasil apresentou o melhor e o pior índice, em porcentagens, relacionando-os a eventos nacionais e internacionais?

Presidentes do Brasil: http://www.culturabrasil.pro.br/presidentes.htm
História do Brasil: http://www.historiadobrasil.net/

2. (1. UNESP – 2007) Um artifício usualmente praticado pelas indústrias brasileiras para aumentar seus lucros é diminuir a massa ou o volume de seus produtos, juntamente com alguma alteração nos preços. Um exemplo é um certo tipo de bolacha em cuja embalagem constava conteúdo com 200 g e custava R$ 1,00. Com a nova embalagem, o seu conteúdo passou para 165 g e seu custo para R$ 1,65. Qual foi a porcentagem do reajuste realizado por unidade de massa?
a) 2,0%. b) 17,5%. c) 55,0%. d) 82,5%. e) 100%.


3. (31. UNESP-2007) Atualmente, ocorrem no mundo muitas transformações na relação cidade-campo. Analise os quatro itens seguintes.
I. As atividades econômicas são administradas por um mundo urbano e estão, cada vez mais, globalizadas. Entretanto, ao mesmo tempo em que o campo se urbaniza, com a intensificação das trocas culturais, as cidades também se ruralizam, pois muitos dos hábitos da cultura rural acabam arraigados em muitas partes das cidades.
II. A extensão do capitalismo, a partir de profundas transformações no processo produtivo, acabou emancipando a cidade e o campo, por meio de um novo patamar que separa as atividades agrícolas das urbanas, dando amplo controle aos fazendeiros do que se produz no campo.
III. A fusão entre agricultura e indústria e, atualmente, a incorporação dos setores terciário e quaternário formam o verdadeiro complexo agroindustrial, o que vem completar definitivamente a integração cidade-campo. Com estas transformações, a separação setorial é reduzida e a correspondente divisão territorial do trabalho, amplamente alterada.
IV. Com a pressão da homogeneização de valores que expressam um mundo urbano, o campo não conseguiu resistir à pressão da cidade. Hoje temos um mundo único e urbano, que eliminou a cultura rural.
Estão corretos somente os itens
a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV.


4. (1. UNESP-2008) Um produto A apresenta, para uma porção de 40 gramas, a seguinte tabela nutricional:




Outro produto similar, B, tem, em uma porção de 30 g, 10 g de carboidratos. Quantos gramas deve-se comer do produto B para se obter 5% do VD (valor diário de referência) em carboidratos?
a) 37. b) 40. c) 45. d) 52,5. e) 55.

Nenhum comentário: