Hoje tudo parece indicar que vivemos sob amplo processo de democratização de informações. Apregoa-se pelos quatro cantos do mundo que, graças à globalização e ao avanço da tecnologia, vivemos na “sociedade do conhecimento”, aquela da “geração @”, na qual as qualidades essenciais ao indivíduo são a flexibilidade, a inteligência técnica, a rapidez e a fluidez na busca da informação sempre disponível e, acima de tudo, a capacidade de transformar esse conhecimento em mercadoria de fácil circulação. Essa “comercialização da alma”, na expressão de Robert Kurz (2001), movimento irresistível, se fortalece a cada dia, assumindo a dimensão de um fenômeno abrangente, elevado a uma espécie de culto, a uma verdadeira apologia ao livre acesso ao conhecimento.
Podemos dizer que a sociedade do conhecimento tem como principais caracteristicas a :
1. Educação orientada para “aprender a aprender”;
2. Processo de apropriação social do conhecimento onde o conhecimento se converte em bem público – o capital social;
3. O processo de aprendizagem social. O conhecimento cria ou fortalece capacidades e habilidades nas pessoas, comunidades e organizações que o apropriam;
4. Pensamento estratégico e prospectivo. A compensação da mudança , a projeção de tendências dinâmicas e a identificação de aspectos críticos e estratégicos no processo de geração do conhecimento;
5. ética na sociedade;
Leia o artigo completo clicando no título desta matéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário