quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Biocombustíveis podem agravar problema da fome, alerta FMI

  • Crescimento de China e Índia causa impacto no mercado de matérias-primas
  • FMI alerta que biocombustíveis podem dificultar compra de alimentos por países pobres.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) expressou sua preocupação com as conseqüências da maior utilização de cereais para a produção de combustíveis "verdes" sobre os preços dos produtos alimentícios, sobretudo nos países pobres.

"A utilização de produtos alimentícios como fonte de energia pode ter conseqüências graves sobre a demanda de alimentos se o crescimento da utilização de combustíveis verdes continuar", advertiu o FMI.

Também o principal diretor do Chicago Mercantile Exchange (CME), o maior mercado mundial de matérias-primas agrícolas, demonstrou preocupação com o tema.

O chefe executivo do CME, Craig Donohue, afirmou que o crescente uso de biocombustíveis para enfrentar a mudança climática está tendo um efeito dramático nos mercados de matérias-primas mundiais.

O recente aumento dos preços do petróleo e do trigo a níveis recordes assinala uma transformação dos mercados das matérias-primas, afirmou Donohue. "Este é um mercado inteiramente novo em 'commodities'. Vemos agora uma grande convergência entre matérias-primas (agrícolas) e de energia, com muitas economias voltando-se para o etanol", afirmou aos jornalistas durante uma visita a Tóquio.

Saiba mais clicando aqui: g1.globo.com

Nenhum comentário: