terça-feira, 23 de junho de 2009

Aumento das temperaturas do oceano está mais rápido, diz estudo

O relatório Climate change: Global risks, challenges & decisions afirma que o oceano está aquecendo 50% mais rápido do que foi percebido há apenas dois anos. O estudo, divulgado na última semana, reúne as pesquisas apresentadas no Congresso Climático de Copenhague que foi realizado em março.

Essa taxa de aumento da temperatura já se aproxima das piores previsões feitas pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UNFCCC) em 2007.

Apresentado no Centro de Políticas Européias em Bruxelas, o relatório diz que as temperaturas oceânicas são um indicador ainda mais confiável para o aquecimento global do que a temperatura do ar, já que os oceanos armazenam mais calor e respondem de maneira mais lenta às mudanças.

O diretor executivo do Instituto de Mudanças Climáticas da Universidade Nacional da Austrália, Will Steffen, um dos co-autores do relatório, afirmou que a camada de 700 metros de profundidade a partir da superfície dos oceanos apresentou o aquecimento de 0,1° C nos últimos 50 anos.

“Pode parecer pouco, mas isso quer dizer que 15 ou até 20 vezes mais calor esteja presente na atmosfera também”, explicou Steffen. “Mais de 50% desse aumento de temperatura ocorreu nos últimos 10 anos, então o sistema está acelerando”, concluiu.

O estudo apontou ainda que o nível dos oceanos deve subir cerca de um metro até 2100, mas a situação pode se agravar ainda mais, já que ainda faltam análises mais complexas do derretimento das camadas polares.

Fonte: carbonobrasil.com

Leia também:

Relatório do governo dos EUA mostra que mudanças climáticas já afetam o país

Desastres ligados a eventos climáticos aumentaram em 2008, afirma Cruz Vermelha

Nenhum comentário: