a. A Costa do Marfim, juntamente à Mauritânia e ao Senegal, entre outros países, compunham a África Ocidental Francesa.
b. Portugal foi o primeiro país a impor a dominação europeia sobre o continente africano e a última metrópole a deixar suas ex-colônias.
c. A Revolução dos Cravos, na década de 1970, em Portugal, foi um dos sobredeterminantes que precipitaram as independências das colônias lusas no continente africano.
d. No contexto da Guerra Fria, Cuba, sob o regime de Fidel Castro, participou de diversas lutas anticolonialistas na África.
e. A África do Sul foi palco de uma disputa colonialista conhecida como Guerra dos Boêres (1880-81/1899-1902).
f. O fim do governo de minoria branca em Angola, em 1980, colaborou para o fim do regime de Apartheid (oficializado em 1948), na África do Sul, em 1992.
Selecione o espaço abaixo para ver a resposta.
O professor Luiz Fernando de Carvalho explica a resposta:
a. Verdadeira: A França foi uma das maiores potências colonialistas na África; a África Francesa compreendia 20 Estados africanos.
b. Verdadeira: A dominação portuguesa sobre o continente africano remonta os primórdios na Expansão Marítimo-Comercial europeia, no século 15, e estender-se-á até a década de 1970.
c. Verdadeira: As lutas anticoloniais desgastaram o exército português e o regime do salazarismo, contribuindo para mudanças políticas na metrópole. Por exemplo, em 1969, a maior parte do exército português estava mobilizado na África; em 1972, este contingente superava o incrível número de 140 mil tropas e comprometia mais de 50% do orçamento português.
d. Verdadeira: A Revolução Cubana foi, por excelência, uma reação à dinâmica imperialista das potências do núcleo do sistema capitalista (no caso, os EUA). Cuba, solidarizando-se com a autodeterminação dos povos, participou das lutas anticolonialistas africanas na Argélia (1961), no Congo (1964-65), em Guiné e Cabo Verde (1966), na Angola (1975-90) e ainda em Moçambique e na Etiópia.
e. Verdadeira: De fato, a África do Sul foi alva de emigração boêre, em 1836, quando são fundadas a República do Transvaal e o Estado Livre de Orange (ambas no nordeste sul-africano). Com a penetração britânica no Transvaal, a guerra é deflagrada.
f. Falsa: O fim do governo de minoria branca na Rodésia -que muda o nome do Estado para Zimbábue- colocou o Apartheid na defensiva. O fim da Guerra Fria na década de 1980 e o fim da posição estratégica da África do Sul (além de uma série de pressões internacionais e domésticas) fizeram o Apartheid cair. Diga-se oportunamente que o fim deste regime segregacionista foi um dos efeitos mais impactantes na África pós-Guerra Fria.