sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Como jogar fora facas e tesouras


Objetos metálicos podem ser perfeitamente reciclados. Isso vale para os pontudos e cortantes, como tesouras, alicates de unha e facas. Mas é perigoso jogá-los no lixo simplesmente. As lâminas, mesmo gastas ou enferrujadas, ainda podem romper o saco de lixo e ferir que for fazer a coleta. O que fazer? Para responder, convidamos Gustavo Gladzik, do Laboratório Químico e de Meio Ambiente, da Mundial.

Época: Quando devo descartar facas e tesouras?
Gustavo Gladzik: Por serem produtos de grande durabilidade, principalmente as tesouras, seu descarte depende diretamente da maneira com que são utilizados. Em uso doméstico, por exemplo, se bem cuidados, mantidos limpos, secos, afiados e lubrificados, esses produtos podem durar muitos anos.

Época: Se houver algum sistema de reciclagem ou coleta seletiva em minha casa, devo jogar facas e tesouras velhas no lixo reciclável?
Gustavo: Os materiais que compõem as facas (aço e plástico) são materiais totalmente recicláveis. Logo, na impossibilidade de devolver o fabricante, o consumidor pode descartá-lo no lixo reciclável. Lembrando que independente do que for descartado no lixo reciclável, de um pote de iogurte a uma faca, ele deve estar limpo, até mesmo para evitar odores desagradáveis e insetos.

Época: Se não houver separação, como na maior parte dos municípios do país, e eu tiver que jogar tudo junto no mesmo saco de lixo, como faço? Devo embrulhar facas e tesouras com algum jornal ou algo assim para proteger quem for fazer a coleta?
Gustavo: Se não houver coleta seletiva no município, deve-se devolver para o fabricante ou entregar em uma cooperativa de catadores. Jamais aconselhamos descartar em um lixo comum, pois são peças afiadas, de grande risco em aterros e lixões, para os catadores que normalmente lá trabalham. Sempre que houver o descarte deste tipo de materiais, independente de ser no lixo reciclável, deve-se ter os mesmos cuidados de quando descartamos vidro. Por exemplo: embrulhar em bastante jornal, se possível colocar dentro de uma caixa de papelão identificando que se trata de material cortante. Outra opção é enviar para a Mundial, se o produto for de nossa marca. O cliente encaminha seus itens para cá, ficando responsável pelos custos de correio. A Mundial após receber os produtos, realiza uma triagem separando os itens por materiais (separa os cabos das facas da lâmina, por exemplo) e envia cada tipo de material ao seu correto destino, como empresas de reciclagem.

Veja também como descartar:

1. Chiclete
2. Lâmpada incandescente
3. Caixa longa vida
4. Tubo de pasta de dente
5. Remédio vencido


Fonte: Época - Globo.com

Nenhum comentário: