segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quiz - Estudo vê risco de epidemia de HIV resistente a drogas

[...]O aumento da circulação de variantes do HIV resistentes ao tratamento com antirretrovirais nos EUA pode provocar uma epidemia desse tipo de "supervírus" com início nos países desenvolvidos. O alerta é de um estudo publicado na edição de hoje na revista "Science", que analisou a dinâmica de transmissão do vírus em San Francisco, na Califórnia.
Nos últimos 20 anos, a presença do vírus resistente cresceu de forma significativa na cidade, assim como na maioria dos países ricos, onde o tratamento com antirretrovirais é comum. Como os soropositivos podem transmiti-lo para mais de uma pessoa, os pesquisadores afirmam que a ameaça de epidemia nesses países é real.[...] (Folha de S. Paulo, 15 de janeiro de 2010)

Em 1996, o chinês naturalizado norte-americano David Ho desenvolveu o coquetel de drogas antirretrovirais, medicamento que revolucionou o tratamento da Aids. Apesar de ainda não significar a cura, o tratamento permitiu aumentar de forma significativa a vida do soropositivo.
Entretanto, o coquetel gerou um efeito colateral em parte da população: a falsa sensação de segurança reduziu os cuidados com a doença. A notícia acima não poderia ser mais perversa nesse contexto.
Cinco alunos estavam discutindo sobre o assunto e emitiram as frases abaixo. Aponte aquele que cometeu erro:
a. O vírus HIV é um retrovírus, seu material genético é o RNA.
b. Esse material genético está mais sujeito a mutações do que o DNA.
c. As mutações frequentes dificultam o desenvolvimento de vacina eficiente.
d. Os soropositivos não conseguem produzir anticorpos contra o vírus.
e. Enquanto não existe uma vacina eficiente, a prevenção é a melhor alternativa.

Selecione para conferir a resposta.

Resposta:D
As pessoas que têm o vírus desenvolvem anticorpos anti-HIV. Infelizmente esses anticorpos não são eficientes para determinar a cura da doença. Os exames típicos (Elisa e Western Blot) detectam os anticorpos anti-HIV.

Nenhum comentário: