quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Quiz - China

(FOVEST) Em relação à história da China, assinale a proposição INCORRETA:

a. No início do século XX, os chineses proclamaram a República, mas perderam o seu grande líder nacionalista, Sun Yat-sen. Após sua morte, duas lideranças políticas emergiram e estabeleceram regimes políticos contraditórios; Mao Tse-tung, o socialista, na China continental; e Chiang Kai-shek, o capitalista, na ilha de Formosa (Taiwan).

b. Com dimensões continentais, a China é uma das mais antigas civilizações do planeta e era conhecida do Ocidente desde a época do Império Romano. No entanto, foi somente a partir do século XIII que o comércio entre os chineses e europeus se tornou mais intenso.

c. Um dos episódios mais importantes do confronto entre nacionalistas e comunistas foi a Longa Marcha, empreendida pelos comunistas em 1934, sob a liderança de Mao Tse-tung, que percorreu 10 mil quilômetros em direção ao norte, para fugir do cerco dos nacionalistas.

d. Com a vitória dos comunistas, em 1949, os nacionalistas do Kuomintang, sob o comando de Chiang Kai-shek, refugiaram-se no Tibete e, sob a proteção dos EUA e do Japão, proclamaram, no mesmo ano, a República Democrática da China.

e. Na virada do século XIX para o XX, a China já era um país importante no plano econômico, por essa condição, uma nação submetida aos interesse das principais potências imperialistas, razão pela qual prosperava um clima de revolta nacionalista contra a presença estrangeira e de recusa à dinastia Manchu (1644-1911), a última do Império Chinês.

Selecione o espaço abaixo para ver a resposta.

O professor Roberto Candelori explica a resposta: D

Com a vitória dos comunistas, em 1949, os nacionalistas do Kuomintang, sob o comando de Chiang Kai-shek, refugiaram-se na Ilha de Formosa (Taiwan), e não no Tibete -que, aliás, foi ocupado militarmente pela China em 1950 e permanece assim até hoje. Em Taiwan, sob a proteção dos EUA -mas não do Japão, que havia sido derrotado na Segunda Guerra-, criaram a República da China (a China nacionalista), e não a República Democrática da China.


Fonte: Blog do Fovest - Folha de São Paulo

Nenhum comentário: