quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entenda os principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil

Foco da discussão ambiental no país é a Floresta Amazônica.
Agropecuária e mineração estão entre as causas de desmatamento.


Os vestibulares frequentemente abordam quatro problemas ambientais enfrentados pelo Brasil: as voçorocas no Centro-Sul, a desertificação no Nordeste, a arenização dos solos no Sul do país e o desmatamento da Amazônia.

Amarildo Diniz, professor de geografia, explica que com o avanço do agronegócio houve a intensificação dos processos erosivos, principalmente no Centro-Sul, que originaram as voçorocas.

A destruição da caatinga e a expansão das atividades agropecuárias no semiárido nordestino causaram a desertificação dos solos no sertão. No Rio Grande do Sul, o problema é a arenização dos solos, decorrente do processo inadequado de ocupação da região e do desmatamento das pradarias.

Assita o vídeo clicando aqui.


De acordo com o professor, o foco da discussão ambiental no país é a Amazônia. “Há uma preocupação muito grande com a devastação da Floresta Amazônica. Temos duas frentes de desmatamento: no sul, nos estados do Mato Grosso e Pará, e no norte, entre os estados do Amapá, Pará e Roraima.”


O avanço da agropecuária, a produção de soja, a mineração e a exploração ilegal de madeira são os principais vetores de desmatamento da Amazônia, segundo Diniz.

Nenhum comentário: