quarta-feira, 28 de maio de 2008

Álcool e Violência

Em julho de 2002, a Prefeitura de Diadema, cidade que integra a Grande São Paulo, aprovou uma lei proibindo a venda de bebidas alcoólicas nos bares depois das 23 horas. Os resultados surpreenderam: não só o número de homicídios caiu expressivamente, como também diminuíram os casos de violência doméstica.
Essa medida implantada no município de Diadema provou que é possível controlar a situação de violência em que vivem as cidades densamente povoadas. Aliás, muito mais pode ser feito para evitar os males que o consumo de álcool provoca. Basta lembrar a quantidade de acidentes de trânsito que acontecem nos fins de semana e feriados relacionados com o beber e dirigir. Em São Paulo, mais de 30.000 pessoas morrem todos os anos por causa disso. Provavelmente, as medidas adotadas em Diadema não sirvam para uma cidade do tamanho e com a população de uma grande metrópole, mas outras propostas podem ser implantadas para evitar essas mortes e minorar o custo social proveniente do consumo de álcool.

Clicando aqui você poderá ler a entrevista consedida pelo Dr Ronaldo Laranjeira coordenador do UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e outras Drogas) ao Dr Drauzio Varella.

Nenhum comentário: