sexta-feira, 2 de maio de 2008

Glossário Ecológico


A

Adaptabilidade - capacidade dos seres vivos de se ajustarem a diferentes condições ambientais.

Ácida , Chuva - precipitação (chuva, neve, névoa ou granizo) que se torna mais ácida devido à emissão de gases na atmosfera.

Agrotóxicos - substâncias sintetizadas industrialmente e utilizadas na agricultura. Usados de forma indiscriminada podem contaminar o solo e os alimentos.

Ambiental, Educação - processo educativo integral cujo objetivo é a formação e conscientização dos indivíduos, tendo como meta melhorias na qualidade de vida através do uso racional do meio ambiente.

Ambiental, Impacto – resultado de uma alteração drástica de um ambiente, de ordem natural ou mecânica.

Ambiental, Qualidade - conjunto das condições oferecidas por um ambiente e necessário aos seus componentes.

Ambiente - conjunto de condições que fazem parte da vida de todos os seres vivos, incluindo o clima, o solo, a água e os outros organismos.

Ambiente, Meio - conjunto de sistemas que se integram, formando o planeta. Atmosfera - camada de gases que circundam a Terra.

B

Biodegradável - produto ou substância que pode ser decomposta de forma natural, sem a necessidade de nenhum processo físico ou químico.

Biológica, Reserva - área delimitada para preservação ambiental, protegido da ação humana.

Biomassa – produto das massas orgânicas vivas presentes em uma determinada área.Biosfera – área onde é possível a sobrevivência dos seres vivos graças à existência de condições que permitem a sustentação da vida.

D

Decompor - separar os elementos que compõe determinada matéria, devolvendo-os à natureza.

Desertificação - processo no qual se verifica um déficit profundo de água, ou ausência de vegetação, numa determinada área. É resultado de desequilíbrio climático ou da atividade humana.

Diversidade – a variedade de espécies e as interações entre elas num mesmo ecossistema.

E

Ecologia - ciência que estuda as relações entre os organismos vivos e seu ambiente.

Ecológico, Nicho - papel específico exercido por uma população em um ecossistema.

Ecossistema – conjunto de seres vivos e não-vivos, onde há uma estreita relação devido a ações e reações mútuas.

Efluente - resíduo industrial ou doméstico despejado no ambiente.

Erosão - processo provocado pela água corrente e pelo vento ou por fatores mecanismos, que provoca um desgaste na terra.

Estufa, Efeito - processo de aquecimento da Terra devido à poluição e presença excessiva de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

H

Habitat - local que oferece condições necessárias ao desenvolvimento, sobrevivência e reprodução das espécies.

M

Manejo - forma planejada de interferir no ambiente natural, permitindo o uso dos recursos ambientais sem provocar alterações na dinâmica das populações.

Microorganismos - seres vivos não visíveis a olho nu.

N

Naturais, Recursos - materiais retirados da natureza e utilizados pelo ser humano. Podem ser renováveis, quando sua recomposição natural ocorre de forma fácil e em curto espaço de tempo, ou não renováveis, quando não ocorre recomposição ou o tempo para esse processo é muito extenso.

Natural, Controle Biológico - medidas de controle de pragas ou de doenças que atingem as plantas através da utilização de inimigos naturais.

P

Poluição - ação de sujar, prejudicando a saúde das populações e dos ecossistemas onde vivem. Pode ser atmosférica, aquática, do solo e sonora.

População - conjunto de organismos que habitam uma determinada área mantendo inter-relações.

Preservação - proteção e uso racional de recursos e do meio ambiente.

R

Radiação - emissão ou desprendimento de raios ou partículas de uma determinada substância.

Reciclagem - reaproveitamento de materiais industrializados através de sua reutilização, por métodos químicos e/ou físicos.

Refugo – resto; substância descartável.

S

Saneamento - conjunto de procedimentos para eliminação de resíduos.

Sociedade – conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área ao mesmo tempo, onde há atribuições específicas e divisão de tarefas.

Smog - nevoeiro composto por substâncias poluentes, comum em centros urbanos e industriais. O nome vem da junção dos termos ingleses smoke (fumaça) e fog (névoa).

Sustentado, Desenvolvimento - modelo de desenvolvimento adaptado às condições econômicas, sociais e ecológicos de uma dada região.

T

Térmica, Inversão – resultado da sobreposição de uma camada de ar quente a uma de ar frio, o que impede a movimentação do ar e retém os resíduos da poluição.

Toxidade - potencial venenoso de uma substância.

V

Vida, Qualidade de - condição de bem-estar físico, psicológico, social e espiritual de uma população ou de um indivíduo diante do meio ambiente.

Autora: Ana Karla RodriguesDo site: http://360graus.terra.com.br/ecologia

Nenhum comentário: