domingo, 6 de dezembro de 2009

Quiz - Muro de Berlim - Folha Online - Blog do Fovest

(FOVEST) Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim também era chamado de "muro da vergonha". Esse muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio _Berlim Ocidental (RFA) e Berlim Oriental (RDA)_, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: um constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América e outro formado pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. A destruição desse muro determinou o fim da Guerra Fria.

Sobre as mudanças ocorridas no mundo após a queda do Muro de Berlim, considere as seguintes afirmações:

I. Com o fim do "socialismo real" e a implantação do capitalismo na URSS, através da Perestroika, surgiu uma nova Rússia comandada por Mikhail Gorbachev, tão forte quanto a velha União Soviética, mas com pluripartidarismo e mais democracia.

II. No quadro dessa reordenação político-estratégica do espaço europeu, a União Europeia avançou em direção à antiga área de domínio soviético, a Cortina de Ferro, e se transformou num Estado gigante, saltando de 15 membros até 1995 para 27 nações em 2007.

III. Com a abertura de novos espaços para um mundo multipolar, a Rússia, sucessora da URSS no Leste europeu, ampliou sua área de influência política, tornando-se uma parceira dos EUA na construção do escudo antimísseis a ser instalado na República Tcheca.

IV. A partir da queda do muro ocorreu a divisão da Tchecoslováquia em 1993 e a explosão do separatismo nos Bálcãs, que, além de transformar a região num palco de guerra, resultou na desintegração da Iugoslávia e na formação da Eslovênia, Croácia e Bósnia-Herzegovina, entre outros novos países.

V. O Muro de Berlim se converteu num símbolo da velha ordem bipolar, separando a Alemanha em dois regimes políticos e econômicos: um capitalista e outro socialista. Sua destruição marcou o fim da Guerra Fria e o surgimento da nova ordem mundial.

Estão corretas:

a. as afirmativas I, III e IV

b. as afirmativas II, III e V

c. as afirmativas II, IV e V

d. as afirmativas I, II e III

e. as afirmativas I, II, IV e V

Resposta

O professor Roberto Candelori explica a resposta:

I. Item incorreto: Com o fim do "socialismo real", a velha URSS acabou se desintegrando e dando lugar à CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Quem deu início a esse período de reformas foi Mikhail Gorbachev, que pretendia, através da perestroika e da glasnost, modernizar o Estado soviético. Não conseguiu e a URSS deixou de existir. Portanto, não foi a perestroika que implantou o capitalismo na velha URSS, mas juntamente com a glasnost contribuiu para sua desintegração.

II. Item correto.

III. Item incorreto: Com a abertura de novos espaços para um mundo multipolar, a Rússia, sucessora da URSS no Leste europeu, viu reduzir-se sua área de influência, principalmente em razão da criação da Comunidade dos Estados Independentes. Também não é verdade que tenha se tornado uma parceira dos EUA, embora tenha relações menos tensas que no período da Guerra Fria. E, ao contrário do que afirma a alternativa, a Rússia jamais concordou com a construção do escudo antimísseis.

IV. Item correto.

V. Item correto.

Nenhum comentário: