Documentos entregues à Polícia Federal pelo pivô do mensalão do DEM, Durval Barbosa, indicam que dinheiro público bancou despesas de uma casa usada pelo governador José Roberto Arruda na campanha eleitoral de 2006 e durante a transição de governo.

Um funcionário do governo do Distrito Federal, que atuava como uma mistura de caseiro e gerente da casa, cobria os gastos -que incluíam churrasqueiro, linguiça e coxinha de frango.

Segundo Barbosa, até R$ 7 milhões de dinheiro desviado da estatal do DF que presidia, a Codeplan, foram parar na casa. Cerca de R$ 400 mil estão discriminados em recibos e notas fiscais datadas de outubro a dezembro daquele ano. (Folha de S.Paulo - 10/12/2009)

Faixa pede a saída de José Roberto Arruda do governo de Brasília (Alan Marques - 12.dez.2009/Folha Imagem)

Mais um escândalo de corrupção surgiu na vida política brasileira. Desta vez, como informa o texto acima, as denúncias vieram do Distrito Federal. Sobre corrupção, mensalão e reforma política, é CORRETO afirmar que:

(I) Mensalão é uma prática que está diretamente ligada ao Caixa 2, e ambas as expressões nos remetem a recursos utilizados em campanha política. Trata-se de dinheiro não contabilizado, desviado para financiar as campanhas de deputados, senadores, governadores, entre outros.

(II) Para alguns críticos do modelo atual, somente o financiamento público poderia colocar freios à voracidade dos políticos em relação aos recursos do setor privado. Proibir parlamentares de angariar recursos junto à iniciativa privada seria um passo importante para reduzir a corrupção e moralizar a função pública.

(III) O termo mensalão surgiu durante o governo do Fernando Henrique Cardoso, a partir da prática corrente na política brasileira de distribuir dinheiro aos eleitores em vésperas de eleição.

(IV) No sistema eleitoral brasileiro, o voto dado pelo eleitor a um determinado candidato (voto nominal) frequentemente é direcionado para outro membro do partido, sem que o destino do voto esteja sob controle do eleitor. O voto nominal é antes de tudo um voto de legenda.

(V) No Brasil é comum que os eleitores esqueçam para quem depositaram seu voto na última eleição. Para superar essa deficiência, o melhor seria a adoção da fidelidade partidária, pois esse mecanismo permitiria apenas o funcionamento dos grandes partidos.

Estão corretas:

a. as afirmativas I, III e IV.

b. as afirmativas II, III e V.

c. as afirmativas II, IV e V.

d. as afirmativas I, II e IV.

e. as afirmativas I, II, e V.

Selecione para ver a resposta.

(I) Está correta.

(II) Está correta.

(III) Está incorreta. O termo mensalão não surgiu no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Surgiu em 2005, através de uma denúncia do então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). Segundo o parlamentar, existia no Poder Executivo, sob o comando de membros do PT (Partido dos Trabalhadores), um esquema de repasse de dinheiro a parlamentares na Câmara dos Deputados em Brasília.

(IV) Está correta.

(V) Está incorreta. O mecanismo que visa limitar o número de partidos é a cláusula de barreira, e jamais a fidelidade partidária, que proíbe que um representante mude constantemente de partido.

Fonte: Blog do Fovest - Folha de São Paulo