segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Quiz - RNA

Transcriptoma do diabetes será mapeado

"...O transcriptoma é o conjunto dos RNAs [ácido ribonucleico] da célula, incluindo os RNAm e os microRNAs. O objetivo de sua análise é descobrir como e quando os genes funcionam. É uma espécie de ‘fisiologia genética’", explicou o professor Geraldo Passos, coordenador do projeto..." (Agência Fapesp, 17/11/2009)

A notícia da Agência Fapesp indica grandes investimentos em biotecnologia para elucidar os mecanismos moleculares dos 3 tipos de diabetes mélito: tipo 1, tipo 2 e gestacional. No tipo 1, acontece deficiência de insulina; no tipo 2, a falta de receptores para insulina na membrana plasmática de certas células, e na gestacional, como o nome sugere, a hiperglicemia aparece durante a gravidez.

Sobre o assunto podemos afirmar que:

a. O objetivo do projeto transcriptoma é conhecer a ação dos genes em pessoas saudáveis e doentes.

b. A palavra transcriptoma está relacionada à transcrição, ou seja, a produção de proteínas a partir dos RNAs.

c. As células de qualquer indivíduo diabético possuem genes que determinam a doença.

d. Apenas as células que produzem insulina possuem genes que determinam a doença.

e. A insulina é um hormônio proteico produzido pela hipófise, e sua ação é hipoglicemiante.


Selecione para ver a resposta.

Sabemos que a diferença entre as células de um mesmo organismo está na expressão dos genes, já que todas as células de um mesmo indivíduo têm o mesmo genoma. O objetivo do projeto transcriptoma é reconhecer os RNA mensageiros e os microRNAs das células, e assim descobrir quais genes estão ativos, como diz o texto.

A transcrição é a síntese de RNA a partir do DNA, enquanto a tradução é a produção de proteínas, com a colaboração dos RNAs mensageiro, transportador e ribossômico.

Com o sucesso do projeto, poderemos desenvolver estratégias para o tratamento dos três tipos de diabetes mélito. Apenas o tipo 1 parece ter relação direta com a hereditariedade. Os outros dois tipos são multifatoriais e mais complexos.

A insulina é um hormônio proteico produzido pelo pâncreas.

Fonte: Blog do Fovest - Folha.Uol

Nenhum comentário: