quinta-feira, 13 de maio de 2010

Japoneses conseguem recarregar bateria de carro elétrico em 3 minutos

É mais rápido do que encher o tanque do carro. A empresa japonesa JFE Engineering desenvolveu um sistema de recarga rápida para carros elétricos que pode mudar o jogo. Até então, a carga da bateria levava horas. Com o novo sistema, segundo o jornal The Nikkei, do Japão, é possível carregar 50% da bateria. O suficiente para rodar metade da autonomia total, que geralmente está em 180 km. Significa que você sai de casa com o carro totalmente carregado para um dia cheio ou para uma viagem longa. Se a bateria estiver se esgotando, pode parar em um posto de de abastecimento e recarregar tão rápido quanto faria se o veículo fosse a gasolina. Isso elimina o maior desconforto em relação aos carros elétricos: a autonomia.

Segundo a JFE, o sistema estará a venda até o fim do ano. Cada estação de recarga deve custar US$ 63 mil, ou 40% a menos do que outras similares no mercado. Uma estação dessas tem as mesmas dimensões de uma bomba de combustível. Outra vantagem é que o recarregador pode ser instalado no posto com o circuito elétrico comum. Não é preciso mudar a rede normal.

Se esse tipo de carregador rápido chegar mesmo aos postos nas ruas, aumentam as chances de carros elétricos como o Nissan Leaf, da foto acima, conquistarem o mercado.

Nenhum comentário: