domingo, 2 de maio de 2010

Qual é o produto mais reciclado no Brasil? Isso é vantagem?

Qual é o produto mais reciclado no Brasil? Não é o vidro, embora 45% dele retorne para outro frasco. Nem o papel, que tem 47% de taxa de reaproveitamento. O aço das latas de conservas é ainda mais reutilizado. Cerca de 49% volta para as fábricas. Quem tem um índice ainda mais impressionante é o alumínio das latinhas. Em 2008, os fabricantes no Brasil reciclaram aproximadamente 91,5% da produção nacional de latas.

Mas não é o alumínio o produto com maior taxa de reciclagem. É o ácido de baterias do seu carro. Estima-se que mais de 99% seja reaproveitado. Isso evita que os metais pesados, presentes no líquido da bateria, terminem contaminando o solo dos lixões ou ferro-velhos. O problema é que nem sempre a reciclagem é bem feita. E isso provoca vazamento do material. Segundo o Instituto Blacksmith, é um dos piores problemas ambientais do mundo. Estima-se que 12 milhões de pessoas sofram com a contaminação do material.

Tirando isso, na verdade, provavelmente o produto mais reciclado não é nenhum desses. É o ouro. E isso diz muito sobre a lógica financeira da reciclagem.

(Alexandre Mansur)

Fonte: Época - globo.com

Nenhum comentário: