terça-feira, 4 de maio de 2010

Jogue futebol, gere energia e ajude os pulmões

Em muitos países em desenvolvimento, a única maneira de se obter luz elétrica é queimar querosene dentro de um lampião. Além de pouco prático, é claramente destruidor para os pulmões. O Banco Mundial estima que respirar a fumaça deste combustível dentro de casa é o equivalente a fumar – pasmem – dois maços de cigarro por dia.

A queima de querosene para iluminar comunidades espalhadas pelo mundo soma ainda algo em torno de 190 milhões de toneladas métricas por ano de emissões de dióxido de carbono – o mesmo liberado por 38 milhões de carros juntos.

Qual seria, então, a alternativa para este combustível? Jogar futebol. Parece inusitado, mas é isso mesmo. Quatro estudantes de engenharia de Harvard desenvolveram uma bola que gera energia elétrica. A geringonça consegue captar a energia do impacto, que normalmente é perdida. Só 15 minutos de pelada são suficientes para iluminar uma pequena lâmpada de LED por três horas ou carregar um aparelho de celular.

A Soccket, como foi batizada, tem só um inconveniente: ainda é mais pesada que outras bolas. Mas os meninos de Harvard já estão estudando alternativas para deixá-la mais leve.

O projeto está em teste em países africanos, como Quênia e África do Sul. Se der certo, a Soccket poderá iluminar a vida de mais de 1 bilhão de pessoas que ainda usam querosene para ter energia elétrica. Os pulmões agradecem.

Fonte: Revista Época - Globo.com

Nenhum comentário: